segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Presidente João Freitas fala sobre a realidade e objectivos do C D Aves para a época 09/10




O Jovem Presidente, dinâmico, com atitude de liderança, mostra-nos como é possível ser um economista de sucesso, e ao mesmo tempo liderar o CD Aves, de forma exímia e exemplar. O seu caminho está traçado, e será certamente o do Sucesso. Quanto à época 2009/2010 disse:

S.T.D. – Quais são os objectivos do CD Aves para esta época?
João Freitas – À semelhança do que aconteceu nas duas épocas anteriores, o nosso objectivo é fazer sempre melhor. O ano passado não conseguimos. Este ano o objectivo é ficar claramente na primeira metade da tabela classificativa, olhando sempre para cima e nunca para baixo.

S.T.D. – Assume a subida como um objectivo?
João Freitas – Não, de forma alguma. Não foi um objectivo pedido aos atletas, nem pretendido pela Direcção. Mas, a verdade, é que conto com a ambição do Grupo que temos, para conseguir a melhor classificação possível. Se os atletas sentirem que é possível a subida, se essa for a ambição deles, então a direcção partilha com eles do mesmo objectivo.

S.T.D. – No final do jogo frente ao Freamunde, os jornalistas colocaram o CD Aves como um dos favoritos à subida à I Liga. O que lhe apraz dizer sobre este comentário?
João Freitas – Algumas pessoas ficaram surpreendidas com o nível exibicional que apresentamos em Freamunde, dado que vínhamos de uma eliminação precoce da Carlsberg Cup, em que, em nenhum dos jogos tivemos aquela ponta de felicidade, que nos permitisse alcançar outro objectivo. A verdade é que nos exibimos a muito bom nível no primeiro jogo do Campeonato. Temos agora o jogo com o Desportivo de Chaves, que se afigura bastante mais complicado, mas o objectivo, e isso foi o que pedi aos jogadores, é para jogo a jogo, dar o nosso melhor, e tentar trazer de volta a mística que havia no Clube. Mística essa, que permitia ter grandes jogos ao Domingo, boas casas, com os sócios a comparecerem em força. Sócios esses, que ultimamente têm estado um pouco afastados do Clube, e pretendemos com uma grande atitude e uma grande dinâmica nos jogos, principalmente em nossa casa, trazer de volta os adeptos ao Estádio.

S.T.D. – Qual o orçamento do CD Aves para esta época?
João Freitas – Apesar de ter havido uma redução a nível de algumas despesas, o orçamento mantém-se em cerca de 750.000 €.

S.T.D. – A Taça da Liga, foi um revés na programação da época para o CD Aves?
João Freitas – Foi, sem dúvida. Tínhamos a expectativa de conseguir ir mais longe na Taça da Liga, principalmente pelas receitas que poderiam gerar uma passagem à próxima fase, onde teríamos dois jogos em casa, com equipas teoricamente mais acessíveis da I Liga. Como tal, poderíamos sonhar ir mais além, e conseguir verbas para compor o desequilíbrio orçamental que temos para esta época. Tal não foi possível, resta-nos o Campeonato e a Taça de Portugal, e esperamos já no próximo Domingo, conseguir a primeira vitória.

S.T.D. – É um prazer, ou uma obrigação, para alguém tão jovem, estar à frente de um clube como o CD Aves?
João Freitas – Penso que será um pouco de ambos. Não nego que sempre foi um dos meus objectivos a médio, longo prazo, quando era ainda mais jovem, ser Presidente o CD Aves. Os acontecimentos precipitaram-se na Assembleia Geral, onde o meu pai assumiu encontrar uma alternativa, no dia em que o Presidente Joaquim Pereira abandonasse a presidência do Clube, e assim foi. O meu pai, achou que eu seria uma boa solução, confiou em mim, e assumi a presidência do Clube. Admito que ao inicio, o entendimento que tinha do futebol, e a forma como me envolvia no futebol, era sobretudo uma paixão. Neste momento é encarado, mais como obrigação, com um grande sentido de responsabilidade.

S.T.D. – Podemos contar, com João Freitas, Presidente do CD Aves para o próximo ano?
João Freitas – Não sei, essa é uma questão completamente imprevisível. Já o ano passado, mostrei interesse em abandonar a Presidência do Clube, tal não foi possível, pois ninguém se mostrou disponível para assumir a liderança do clube. Talvez porque tenham a noção, e nós Direcção, fazemos questão disso, de passar a ideia das responsabilidades inerentes a este cargo. Mantenho a posição que tive o ano passado, se aparecer alguém que queira assumir a presidência do CD Aves, e que eu julgue ser alguém idóneo, que nada irá fazer para colocar em risco os pergaminhos que este Clube tem vindo a construir ao longo dos anos, com muita luta e sacrifício, pode contar comigo como apoiante número um.

S.T.D. – A aposta nas camadas jovens do CD Aves continuará a ser uma política a adoptar?
João Freitas – O nível atingido nas camadas jovens, sobretudo este ano, dificilmente poderá ser ultrapassado. Existe vontade e empenho das pessoas em fazer melhor, mas a verdade é que as infra-estruturas, sobretudo físicas, não nos permitem sonhar com muito mais. O que se tem feito nos últimos tempos, são já autênticos milagres. Os resultados são nitidamente fruto de uma grande organização, que é o Departamento de Formação, mas também de o transmitir, a importância, que é vestir e representar a camisola do CD Aves, logo desde os escalões mais jovens.

S.T.D. – João Silva, é uma aposta ganha?
João Freitas – O João Silva, tal como o Tiago, outro jogador oriundo das camadas jovens, são jogadores, que têm vindo a ser acompanhados, desde há muitos anos, com a perspectiva de virem a fazer parte do plantel Sénior, do CD Aves. A verdade é que fruto muitas vezes do nível competitivo, que nos exibíamos nos escalões de formação, o salto para a Primeira Equipa era enorme. A ascensão do João Silva, veio dar-me razão. O João Silva foi um jogador que se destacou nos Juniores, mas já numa época em que o CD Aves competia na II Divisão Nacional de Juniores, ou seja, a um nível mais elevado. Ele é um jovem que reúne qualidades físicas e sobretudo qualidades mentais. A sua capacidade de trabalho, esforço e sacrifício, irão fazer dele um caso sério não só no CD Aves, mas sim no Futebol Nacional. Ele, melhor do que ninguém, sabe que irá ter de ser passo a passo. Já conseguiu conquistar a titularidade no primeiro jogo do Campeonato pelo CD Aves, acredito que se continuar a trabalhar e evoluir como tem feito nos últimos tempos, irá ser, com toda a certeza, um grande jogador de futebol.

S.T.D. – Como analisa a questão dos ordenados em atraso por parte de outros Clubes?
João Freitas – Infelizmente é uma realidade no Futebol Nacional, mas uma realidade que tem vindo a ser combatida. A verdade é que apesar das diversas críticas, pela primeira vez com esta Direcção da Liga, os Clubes incumpridores, foram punidos. Custa-me imenso durante a época, defrontar-me com equipas que têm salários em atraso, e muitas vezes não conseguir o resultado pretendido, que é ganhar, são essas as derrotas e os empates que mais doem. Penso que foram criadas algumas formas para tentar que essa situação não aconteça, pelo menos de punir os incumpridores. A verdade é, que da parte do Sindicato de Jogadores Profissionais, também não tem havido grande capacidade para distinguir, o que são incumprimentos pontuais, daquilo que são Clubes incumpridores, e esses sim, descredibilizam o Futebol. O CD Aves, foi tratado já por duas vezes como um Clube incumpridor. Este ano não pagamos meio mês adiantado, mas sim, um mês completo, mas não precisamos de fazer propaganda na Comunicação Social, pois não fazemos nada de mais, é uma obrigação assumida, e penso que não deve ser utilizada, como forma de tentar fazer passar a imagem, de que ao ter os salários em dia, se está a fazer algo de extraordinário, é difícil, mas é também uma obrigação de todos os Clubes.

S.T.D. – Qual é a sua opinião sobre a actual Liga de Clubes?
João Freitas – Esta Direcção da Liga, apesar de severamente criticada, tem mostrado algum trabalho. Foram aumentadas as receitas televisivas para os Clubes da II Liga, foram criados um conjunto de incentivos para a modernização das infra-estruturas e redução dos custos, que um Clube incorre durante a época. Foi esta Direcção da Liga que criou a Taça da Liga, a Carlsberg Cup, que permite aos Clubes, no inicio da temporada, receber verbas importantes, para o cumprimento dos primeiros encargos com a época. E a verdade é que esta Direcção da Liga, conseguiu, que processos como o Apito Dourado, o caso do Vizela, o caso do Gondomar, o caso do Futebol Clube do Porto, todos os casos tivessem um desfecho, e condenações, que podem não ter sido com a amplitude com que alguns estariam à espera, mas a verdade é que os casos foram resolvidos. Da parte do CD Aves, entendemos que há uma nítida melhoria na pro-actividade da resolução dos problemas do Futebol Nacional.

S.T.D. – Tem colaborado com a pouca transparência no Futebol, ou é algo que o ultrapassa?
João Freitas – É impossível chegar ao final da época e algum Dirigente do CD Aves se ter aproveitado das receitas do Clube, o que acontece é sempre o inverso, é que os Dirigentes têm de deixar dinheiro no Clube. Não vejo onde o CD Aves possa colaborar para a pouca transparência no Futebol, o que posso garantir, é que tudo aquilo que detectarmos que não seja transparente, e que seja prejudicial à verdade desportiva, não hesitaremos em divulgar e ir às entidades competentes mostrar o nosso ponto de vista.


S.T.D. – Com o inicio do campeonato, qual é a mensagem que deseja passar à Massa Associativa e aos adeptos do CD Aves?
João Freitas – Vou aproveitar esta questão para fazer um pedido aos sócios do CD Aves. Apoiem esta equipa, este Grupo de jogadores, grande parte dele jovem, está agora a dar os primeiros passos no Futebol Profissional. Eu tenho a certeza que se apoiarem esta equipa, da mesma forma, em que já apoiaram há três ou quatro épocas atrás, estou convicto que iremos acabar o campeonato com muitas alegrias, e com grande sentimento de missão cumprida. Para isso, é preciso que todos os Domingos, principalmente aqueles em que jogamos em casa, aplaudam, e “puxem” pela equipa, para conseguir fazer, com que os jogadores se sintam orgulhosos de terem esta Massa Associativa.

Ana Dias

BOM TRABALHO DA SANTO TIRSO DIGITAL

13 comentários:

Anónimo disse...

Ta muito bom o blog ! parabéns, tá muito dinâmico e activo, se mudasses o design era mais uns pontos a teu favor, o outro blog ta muito parado, este ja e o da minha eleição, parabéns, continua.

Anónimo disse...

Só faltou perguntar ao presidente o que achou das garrafas de vinho maduro Reserva que o treinador Micael lhe mandou antes ainda de ser treinador. O presidente sabe do que estou a falar, CUNHAS E MAIS CUNHAS. Com este treinador não vamos lá.

Anónimo disse...

Cala-te meu ... outra vez arroz?
Mata-te pá ! Té logo

Anónimo disse...

Sim, eu também soube por gente da direcção que o nosso treinador, mandou umas garrafas de vinho ao presidente antes de ser indicado como treinador. O presidente foi influenciado por gente que faz pressão política e trouxe este rapazinho.
É só cunhas. Tens toda a razão anónimo da 1:31.

zequinha disse...

pode ser que no final do ano o presidente ofereça o champagne...
apoiem a equipa...foi uma vergonha no jogo do chaves...so sabem criticar e mandar bocas...ninguem pressiona os arbitros nem adversarios...

Anónimo disse...

concordo contigo zequinha

Anónimo disse...

Gostei muito do jogo à semelhança de freamunde, portanto jogadores e treinadores de parabéns...

Anónimo disse...

gostei do jogo especialmente da 2ª parte...força aves

Anónimo disse...

VAMOS CILINDRAR A VOSSA EKIPINHA DE MEIA TIJELA ....RICARDINHO É SÓ NOITE ...DP PAULO SILVA PNTA DE LANÇA FRAKINHO, ENFIM...LUISINHO E PEDRO MUITO FRACOS PORTANTO PREPAREM-SE AKI NA TROFA MANDAMOS NÓS....FORÇA TROFENSE
TROFENSE 3 AVES 0
APROVEITO PARA DIZES QUE ESTE BLOG TA FRAQUINHO...ENFIM A VOSSA IMAGEM

JOÃO PAULO SOCIO DO TROFENSE

Anónimo disse...

ó filho da puta joão paulo domingo estarei lá de bandeira na mão, quero ver s vais dizer alguma coisa. é que se disseres comes logo! até lá

Anónimo disse...

trofense 6 aves 0 eehehehehe até vai doer força reguila

Anónimo disse...

Parece que o nosso avançado fraquinho espalhou azia pelos lados da Trofa. Que bonito deitar foguetes antes da festa.

Anónimo disse...

gostei muito da ekipa tamos a jogar muito bem falta a ganhar e dp vamos para cima deles...força avense