sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Revelação da Honra: João Silva

Todos os anos, em julho, quando fazemos o Guia de Apresentação da época, surgem-me pequenas dores de cabeça motivadas pelos ex-juniores. Alguns clubes levam os jovens para o estágio de pré-época e, quando fechamos a revista, normalmente, ainda ninguém sabe dizer se os miúdos ficam, ou quantos vão ser inscritos nos seniores, etc.

O Aves é um dos clubes cuja política passa por uma aposta clara na prata de casa e, no verão passado, o “problema” surgiu. No início, eram 5 ou 6 os ex-juniores a trabalhar com os profissionais e era prematuro avançar com os nomes de quem ficava.

João Silva, 19 anos, estava nesse impasse. O miúdo, nascido e criado em São Mamede Negrelos, mesmo ao lado da Vila com o mesmo nome do clube, já treinava com os crescidos na época passada e jogava na Taça Intercalar mas, aos domingos, alinhava nos juniores - fez 24 golos, ajudando o Aves a subir à 1.ª Divisão da categoria. Atleta do Aves desde os 9 anos, o avançado assinou contrato profissional, válido até 2011, no ano passado mas, quando foi para estágio, não sabia se ia ser emprestado ou se teria uma oportunidade.

Um golo no jogo de apresentação pesou a seu favor. Nesse encontro, o reforço Vítor Hugo lesionou-se e como a outra aposta, Diego Morão, continuava sem mostrar serviço, João Silva recebeu a notícia: ficava no plantel.

Sete meses depois, o número 19 do Aves é a maior revelação do campeonato. Participou nos 20 jogos da Honra (14 a titular) e marcou 8 vezes, sendo nesta altura um dos segundos melhores marcadores da prova. Em campo, pedem-lhe para fugir para os flancos mas a sua tendência natural é a de fugir para a grande área, local onde marcou todos os seus golos, 4 com o pé direito e os restantes de cabeça. Entretanto, foi internacional Sub-20 e o seu nome já surge nos jornais como alvo de clubes da 1.ª Liga.

Fonte:Record, Revelação da Honra: João Silva

Sem comentários: